4 de fev. de 2012

Turismo Náutico - ILHAS FLUVIAIS - ILHAS OCEÂNICAS

ILHAS OCEÂNICAS

Por possuir águas transparentes e azuis em todas as estações do ano, principalmente nas Ilhas da Queimada Pequena e da Queimada Grande, Itanhaém é considerada o sétimo melhor local para a prática deste esporte no Brasil, e uma das melhores do Litoral da região Sudeste, em mergulho de observação, na qual são proibidas a pesca e a caça submarina, bem como o desembarque nas ilhas, visto que são Parques Estaduais. A empresa Feitiço Baiano promove mergulhos em diversos lugares, como o Parcel Dom Pedro e Dos Reis, Da Conceição, Noite Escura e da Una, além de naufrágios. O preço varia de acordo com o lugar escolhido, sendo necessário agendamento de um dia de antecedência, com no mínimo 12 pessoas para cada passeio, tendo 12 horas de duração cada. A Queimada Grande, por exemplo, oferece várias concentrações para mergulho, com profundidades que variam de 8 a 35 metros. Existem em suas águas, dois naufrágios, Rio Negro e Tocantins, que integram bastante vida, podendo inclusive observar as caldeiras, as máquinas, eixo, proa em ótimas condições, casario de popa, hélice, partes do leme e correntes com duas enormes âncoras. No mesmo ponto da ilha pode-se encontrar "saco das bananas", um local muito admirado para os mergulhos noturnos devido a suas boas condições de abrigo e menores profundidades, onde se encontram interessantes formações rochosas que protegem muita vida nas suas reentrâncias.



ILHAS FLUVIAIS
Apenas duas ilhas fluviais de nossa bacia hidrográfica apresentam-se em destaque, cujas particularidades são interessantes:
Partindo-se da Foz do Rio Itanhaém para o interior, encontramos a primeira ilha cujo nome originou-se de sua própria formação, ou seja, através dos anos pela deposição de sedimentos carreados ao longo de seu curso e pela baixa velocidade de sua corrente, estes sedimentos vão sendo depositados em suas curvas e diminuindo ainda mais a velocidade de sua corrente e conseqüentemente a água procura outro caminho mais fácil em seu curso para o oceano, abandonando aquela curva à qual vai tornar-se uma ilha. Esta primeira ilha chama-se Ilha de Volta Deixada, formada pelo Rio Curitiba ou Rio da Volta Deixada.
A segunda ilha fluvial é a Ilha do Bairro do Rio Acima. Sua particularidade é que existem mapas da Bacia Hidrográfica de Itanhaém onde não aparece como uma ilha e não à regionalização! uma ponta do continente, originário de uma curva de rio. Acredita-se que ocorreu o mesmo com o Vale do Ribeira de Iguape, onde para diminuir a navegação, ligaram as curvas mais próximas, tornando-o uma ilha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário